ESCOLA DE ESPORTES

ESCOLA DE ESPORTES
CASA ESPERANÇA E VIDA

domingo, 26 de junho de 2011

Orientação Familiar ...


DICAS PARA A FAMILIA :


A melhor defesa de uma família para o impacto emocional do abuso de drogas é adquirir conhecimento, alcançando assim a maturidade e a coragem que são necessárias para torná-lo efetivo. Pessoas que são capazes de ajudar adictos ou usuários, fora de sua família, tornam-se confusas e destrutivas, quando um membro de sua própria família se envolve com este problema.
O parente mais próximo ou a pessoa que se sentir mais responsável pelo dependente, em geral, precisa de mais assistência e orientação do que o próprio “usuário”.
Dependência química é uma doença que tem um impacto tremendo sobre os familiares mais próximos mais afetados são os pais, maridos ou mulheres, irmãs e filhos. Quanto mais distorcidas ficam as emoções destas pessoas ,mais inadequada fica a sua ajuda. A internação entre o usuário de drogas e sua família pode e freqüentemente se torna destrutiva em vez de construtiva.
Por exemplo, os mais chegados ao usuário ou adicto podem achar-se culpados por todas as suas dificuldades. Isto pode chegar a um ponto em que começam a ter medo diante da possibilidade de que isto seja verdadeiro. Contudo, a adicção é uma doença. Ninguém é responsável pela dependência de drogas de outra pessoa ou pela sua recuperação. No entanto, por falta de conhecimento, aqueles mais chegados ao dependente podem permitir que a doença passe despercebida, apoiar o seu desenvolvimento e contribuir para que o tratamento seja evitado. Através da compreensão do problema e com coragem, o familiar pode tomar atitudes que levam o dependente a uma recuperação antecipada – apesar de que esta recuperação não pode ser absolutamente assegurada.

As pessoas diretamente envolvidas na vida do dependente não podem “tratar” da doença. Nenhum medico se automedica numa doença grave, e poucos atuarão como médicos para a sua própria família, especialmente marido e mulher, pais e filhos. A medida que o abuso de drogas progride, aqueles mais próximos do dependente ficam emocionalmente envolvidos. A melhor ajuda que eles podem dar, inicialmente, é procurar auxilio e orientação para a sua própria situação, para que eles não atuem como facilitadores apoiando o padrão progressivo da doença da dependência química. Os erros cometidos por pais e parentes próximos, cheios de boas intenções, são inacreditáveis e, na maioria das vezes, tornam mais difícil à recuperação do dependente de drogas.

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender que a família pode fazer tudo que é conhecido e dado como certo, porém a doença pode prosseguir incontrolada. No entanto, se a família estiver disposta a aprender os fatos reais sobre o abuso de drogas e dependência química, e fazer o uso desse conhecimento, as possibilidades de recuperação aumentam consideravelmente. Na realidade, a melhor forma de ajudar na recuperação de qualquer adicto ou usuário, é remover a ignorância, adquirir uma atitude adequada – baseada no conhecimento – e ter coragem de praticar estes princípios, quando estiver lidando com o dependente. Começar de forma habitual, na tentativa de ajudar o dependente a parar de usar drogas, sem primeiro aprender a olhar atentamente as próprias reações e tentar fazer esforço efetivo de mudanças em si mesmo,simplesmente fará a situação piorar. Inicialmente, precisamos compreender que os problemas da dependência química não estão somente nos químicos, mas nas pessoas que estão usando estes químicos.
No entanto,a recuperação verdadeira só começa quando a pessoa inicia o seu afastamento completo do uso de drogas, do álcool ou de outras substancias que alteram a mente. Recuperação é algo semelhante á construção de uma arco gótico. Existem fundações invisíveis, muitas pessoas podem colocar varias pedras no arco, mas a pedra angular tem que ser colocada pelo próprio dependente, senão a estrutura toda cai. Ninguém pode fazer pelo dependente aquilo que só ele pode fazer por si próprio. Você não pode tomar remédio pelo paciente e esperar que o paciente se beneficie. Opções e decisões tem que ser feitas e tomadas pelo dependente, por vontade própria, para que a recuperação ocorra em bases permanentes.

É assustador como o dependente controla a família, especialmente pai e mãe, a mulher ou o marido. O dependente usa drogas cada vez mais. A família berra,grita, esbraveja, implora, pede, reza, ameaça e pratica o silencio como o remédio. Mas, também, encobre, protege e defende o dependente das conseqüências do uso de drogas. Se o dependente continua agindo como um pequeno Deus, é porque a família ajuda a manter a ilusão da onipotência. Para preservar esta neurose de onipotência (a tentativa de agir como Deus), o dependente tem duas armas primordiais.



AS ARMAS DO DEPENDENTE
A primeira arma é a habilidade de provocar raiva ou perda de controle das emoções.
Se o familiar ou amigo fica zangado ou hostil, sua habilidade de ajuda, o dependente é destruída completamente. Consciente ou inconscientemente, o dependente está rejeitando uma imagem de auto-aversão contra a outra pessoa.Quando aqueles mais próximos do dependente reagem com raiva, de uma maneira hostil, ele se sente justificado no abuso anterior e tem mais desculpas para mais uso de drogas no futuro. Os deuses primeiro provocam raiva naqueles que eles querem destruir, e o dependente têm uma longa experiência de agir como um pequeno Deus. Se perdermos a calma,todas as chances de poder ajudar são jogadas fora pelo menos naquele momento.
A segunda arma é a habilidade de provocar ansiedade na família.
Assim, os familiares são muitas vezes compelidos a fazer pelo dependente aquilo que somente ele deveria fazer por si mesmo,para que a doença possa ser detida. Nos seus esforços errados,feitos para ajudar,familiares se encontram repetidas vezes protegendo o dependente das conseqüências de suas ações, encobrindo, protegendo, proporcionando espaços para que ele possa se destruir. Um “cheque sem fundos” é um bom exemplo para ilustrar este principio. O dependente não tem dinheiro para honrar o cheque. Quando a ansiedade ou o constrangimento da família se torna profundamente intenso, com o que poderá acontecer com este cheque sem fundos, eles garantem o dinheiro e cobrem o cheque.Isto alivia a ansiedade da família e do dependente, mas estabelece um padrão de comportamento para o dependente na área de solução de problemas. Ele agora aprende que a família não vai deixá-lo sofrer as conseqüências de suas ações e tem certeza que isto vai acontecer, sempre que ele passar “cheque sem fundos”.




ABUSO DE DROGAS, UMA DOENÇA DA FAMILIA.
O dependente de drogas é levado á progressão da doença, quando aqueles que o cercam são incapazes de lidar com a ansiedade que ele provocou. Isto é, com efeito parte da doença. Nem o dependente, nem aqueles emocional mente envolvidos com ele são capazes de enfrentar a realidade. A emissão de um cheque sem fundos e o resgate do cheque, pela família, nada mais são do que dois lados do mesmo problema. O dependente não pode desfazer o que os outros fizeram. Se a família resgata o cheque, o dependente não pode fazê-lo, e, portanto, este fracasso se torna permanente. Isto, na realidade, aumenta o sentimento de fracasso e culpa do dependente e aumenta o sentimento de hostilidade e condenação da família. A situação toda se piora. A família não passou o cheque sem fundos mas, ao resgatá-lo, de algum modo, deu a sua aprovação àquele ato, enquanto o condenaram verbalmente.
O adicto ou usuário pode continuar negando que tenha um problema de abuso de drogas e que precisa de ajuda, enquanto a família lhe der proteção automática ou livrá-lo das conseqüências. Cada vez que a família reage, na sua maneira usual, o crescimento da sua maturidade fica perdido e comportamento imaturo do dependente é perpetuado e encorajado.
A raiva e a ansiedade devem ser evitadas pela família ou ela contribuirá para a progressão da doença. Os membros da família devem primeiro aprender a lidar com seus próprios problemas, antes que quaisquer efeitos benéficos possam atingir o adicto ou o usuário.
A ajuda para o dependente de drogas e para a sua família deveria ser procurada fora do circulo de parentes, amigos e de vizinhos. De preferência, deve vir de pessoas treinadas nesta área de trabalho ou de programas de recuperação. As famílias podem ajudá-lo, estando prontas para sugerir recursos, tais como o programa dos Doze Passos ou com o aconselhamento profissional. Quando membros procuram ajudar, individualmente, no mesmo programa ou num programa semelhante, tal como dos Grupos Familiares NAR-ANON, muitas vezes lançam as sementes para a recuperação da família.




AMOR E COMPAIXÃO


Um dos maiores fracassos na abordagem de pessoas que abusam de drogas é a inabilidade para se compreender o significado do amor. Da mesma maneira que não se tem o direito de declarar: “se você me amasse,você não teria diabetes”, não se tem o direito de declarar: “se você me amasse, não usaria drogas”.
O uso excessivo de drogas revela a existência de uma doença e doença é uma condição não uma atitude.Não está longe da verdade dizer que o dependente se sente não amado e não desejado- não é sem razão. O amor não pode existir sem a dimensão da justiça. O amor também precisa de compaixão, que significa suportar com ou sofrer com uma pessoa. Compaixão não significa sofrer por causa da injustiça de uma pessoa.No entanto, os que estão próximos do dependente sofrem suas injustiças repetidamente.
Narcóticos, sedativos e álcool são drogas que aliviam a dor. Este é o prazer da fuga química. É um artifício solucionador de problemas, que alivia o desconforto, a ansiedade, a tensão e o ressentimento. Drogas, incluindo o álcool,permitem ao individuo evitar momentaneamente a dor, mas na família, a dor, tensão, ansiedade e ressentimento são violentamente aumentados.
Quando o efeito das drogas passa, quando o individuo está limpo e sóbrio, ele não mais deseja sofrer as conseqüências do uso de drogas. Pode ate haver um desejo enorme de não discutir o que aconteceu ou o reverso da medalha também pode surgir, remorso e culpa pode compelir o dependente a mostrar-se perante a família, suplicar misericórdia e prometer que não acontecerá de novo. Cada tentativa é a de atingir a mesma meta – evitar as conseqüências do abuso de drogas. Se o dependente tiver sucesso com um dos dois métodos, sua dor é novamente evitada ou aliviada, mas a família de novo paga o preço do alcoolismo ou da adicção.



O AMOR É DESTRUIDO.


O amor não consegue substituir a esse tipo de ação e de interação. O dependente usa drogas ou álcool para escapar da dor e aprende como usar a família para fugir das conseqüências dolorosas.
A família sofre quando o dependente usa drogas e também sofre as conseqüências dolorosas. Se a família suporta a dor e absorve as conseqüências, então a compaixão não poderá existir.
Compaixão é suportar com ou sofrer com a pessoa, e não sofrer por causa do desejo de não sofrer da outra pessoa.
O único meio do amor substituir é que a família aprenda a não sofrer, quando o uso de drogas do dependente estiver progredindo, e se recusa a desfazer as conseqüências do seu uso.
Qualquer coisa diferente, ou menos que isto,não é compaixão e qualquer relacionamento sem justiça e compaixão não é amor.
Fatores que complicam a situação familiar estão muitas vezes envolvidos.
Há esposas que precisam de maridos dependentes e maridos que precisam de esposas dependentes para alimentar suas neuroses pessoais. Isto também pode ser verdade de uma relação de pais, irmãos e irmãs.
Cada um de nos precisa olhar bem para si mesmo, para ter certeza de que essa necessidade não existe. Masoquismo é a necessidade de sofrer para poder encontrar um senso, de auto-estima e valor na vida. É encontrado, as vezes, em mulheres ou mães de usuários de drogas, pois elas dependem desse meio de sofrimento para satisfazer suas próprias necessidades emocionais. Algumas pessoas são sádicas e precisa ter alguém a mão para castigar e o dependente serve para este propósito.
Outras precisam dominar e controlar outras pessoas e dependentes suprem e se encaixam no exercício desse controle e domínio. Se qualquer destas três situações existirem, então o não usuário pode ter uma doença mais seria ainda que a dependência química, e esta precisa ser tratada e detida, para que estas pessoas possam tomar uma atitude que não seja a de contribuir para o progresso da dependência.




A abstinência das drogas lícitas são as piores.
A principal é a do tabagismo, em seguida vem o álcool.
A pessoa passa por terríveis CRISES DE IRRITAÇÃO.
Temos que estar prontos para distrair a mente dela com terapia ocupacional, dinâmica, oração e louvor.



Destacamos a paciência e o amor como os maiores aprendizados.


Muitas pessoas hoje não usam drogas, não se prostituem, estão na Igreja, mas não sabem que dão trabalho para Deus. Não é apenas a droga, mas a desobediência a Deus em todas as áreas. As pessoas hoje discriminam quem usa droga, mas às vezes tem vícios piores por aí como desobedecer aos pais, desonestidade, adultério, falsidade. Isso tudo é pecado. Não é pecado usar somente drogas. É pecado desagradar ao Espírito Santo de Deus.
Aprendemos que Deus tem muita paciência e amor para com todos.


FONTE: http://sosdependente.com.br/home/?page_id=34

terça-feira, 21 de junho de 2011

REFORMAS

PRONTIDÃO E ATITUDE





É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores

domingo, 12 de junho de 2011

RAIVA




"Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. Joanna de Ângelis[1] aponta o desenvolvimento moral e psicológico do indivíduo como determinante na maneira como a raiva é exteriorizada.
A raiva também pode ser um sentimento passageiro ou prolongado (rancor) e a expressão da irritabilidade e agressão humana. Outros nomes como fúria, ira, cólera, ódio, crueldade, etc. aplicam-se à distintas formas ou modulações desse sentimento que enquanto expressão do instinto de agressão é extensível aos demais vertebrados."



FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Raiva_(sentimento)

sábado, 11 de junho de 2011

DALAI LAMA



“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro,
depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”

DALAI LAMA

NOVOS HORIZONTES - MENTE ABERTA


TRÊS LEGADOS DA IRMANDADE(cura):

RECUPERAÇÃO,UNIDADE,SERVIÇO

NADA MUDA... SE VOCÊ NÃO MUDAR ...

TUDO POSSO E NEM TUDO DEVO, PORÉM SÓ UMA COISA POSSO E DEVO: “MUDAR SOMENTE A MIM MESMO”

O DOENTE PRECISA SER AUTOR DE SUA PRÓPRIA RECUPERAÇÃO...

A PESSOA DOENTE PRECISA DESCOBRIR UMA NOVA MANEIRA DE VIVER...

OS SEMELHANTES SE ATRAEM E SE HOUVER BOA VONTADE, SE CURAM...

HÁ BASTANTE PARA TODOS, NÃO O SUFICIENTE PARA O EGOISMO DE UMA SÓ PESSOA... GROVER

QUANDO COMECEI A TROCAR A AUTO-PIEDADE PELA GRATIDÃO, COMECEI A ME LIVRAR DA DEPRESSÃO...

SE CARREGO O MUNDO DENTRO DE MINHA MENTE, TENHO DE VIVER CANSADO...

DOIS LUGARES QUE TENHO DE IR SEMPRE: EM CASA E NO TRABALHO

TODA MUDANÇA GERA NOVA MUDANÇA






PARA QUEM QUER SER DEUS SER HUMANO É MUITO DIFÍCIL...
A DOENÇA NOS APROXIMA,O AMOR NOS UNE,O SERVIÇO NOS RECUPERA

“OS RELACIONAMENTOS EXISTEM PARA NOS TORNAR CONSCIENTES DOS NOSSOS PADRÕES EMOCIONAIS, NÃO NECESSARIAMENTE PARA NOS FAZER FELIZES”...

RENDER-SE É NÃO PRECISAR MAIS ESTAR CERTO...

A MENTE EGOCENTRICA BUSCA ALIADOS E NÃO AMIGOS...

A HUMILDADE É A CHAVE DA SERENIDADE...

PRISÃO É UM LUGAR QUE VOCÊ NÃO TEM AS CHAVES...

EM N/A NÃO SOU A MELHOR PESSOA DO MUNDO, MAS POSSO ME TORNAR UMA PESSOA MELHOR PARA O MUNDO...

EM NOSSA VIDA SEMPRE VAI PREVALECER UMA VONTADE SUPERIOR A NOSSA...

DEPRESSÃO É COLEÇÃO DE CONTRARIEDADES RAIVAS NÃO RESOLVIDAS
(COLEÇÃO DE INACEITAÇÃO... COMO LIDAR COM PERDAS...)

FÉ É ACEITAR A “ REALIDADE”

“NÃO FAÇA A MESMA COISA ESPERANDO RESULTADOS DIFERENTES”

PARA SER FELIZ É PRECISO DESEJAR MENOS, OU DESEJAR TUDO E NÃO ESPERAR NADA...

VOCÊ TEM 10 MINUTOS... SEJA FELIZ

“Toda saída alegre tem um retorno triste”

“Para o neurótico o TUDO é pouco...”

A raiva é um sentimento do presente...

O ressentimento é do passado...

TRÊS PILARES DA PRECE DA SERENIDADE:

ACEITAÇÃO - aceitar mais

CORAGEM - desejar menos

SABEDORIA - agradecer sempre

(PARA TER MUDANÇA COM...PAZ!!!!)

OS VAMPIROS EXISTEM




1-Vampiro cobrador: cobra sempre, de tudo e todos. Quando nos encontramos com ele, já vem cobrando o porquê não lhe telefonamos ou visitamos. Se você vestir a carapuça e se sentir culpado, abrirá as portas. O melhor é usar de sua própria arma, cobrando de volta e perguntando por que ele não liga ou aparece. Deixe-o confuso, sem tempo para retrucar e se retire rapidamente.

2. Vampiro crítico: crítica tudo e todos, e o pior é que só critica negativamente. Vê a vida somente pelo lado sombrio. A maledicência tende a criar na vítima um estado de alma escuro e pesado, que abrirá seu sistema para que a energia seja sugada. Diga "não " à suas críticas e nunca concorde com ele. A vida não é tão negra assim. O melhor é cair fora e cortar o contato.

3. Vampiro adulador: o famoso puxa-saco. Adula o ego da vítima, cobrindo-a de elogios falsos, tentando seduzi-la. Muito cuidado para não dar ouvidos ao adulador, pois ele espera que o orgulho da vítima abra as portas da aura para sugar a energia.

4. Vampiro reclamador: reclama de tudo e de todos. Opõe-se a tudo, exige, reivindica, protesta sem parar. O mais engraçado é que nem sempre dispõe de argumentos sólidos e válidos para justificar seus protestos. A melhor tática é deixá-lo falando sozinho.

5. Vampiro inquiridor: sua língua é uma metralhadora. Dispara perguntas sobre tudo e não dá tempo para que a vítima responda. Na verdade ele não quer respostas mas sim desestabilizar o equilíbrio mental da vítima, perturbando seu fluxo de pensamentos. Para sair de suas garras, não se ocupe à procura de respostas. Reaja fazendo-lhe uma pergunta bem pessoal, contundente e procure se afastar assim que possível.

6. Vampiro lamentoso: são os lamentadores profissionais, que anos a fio choram sua desgraças. Para sugar a energia da vítima, ataca pelo lado emocional e afetivo. Chora, lamenta-se e faz de tudo para despertar pena. É sempre o coitado, a vítima. Corte suas lamentações dizendo que não gosta de queixas, pois elas não resolvem situação alguma.

7. Vampiro pegajoso: investe contra as portas da sensualidade e sexualidade da vítima. Parece um polvo querendo envolver a pessoa com seus tentáculos. Ele suga a energia seduzindo ou provocando náuseas e repulsa. Nos dois casos você estará desestabilizado e vulnerável. Invente uma desculpa e fuja rapidamente.

8. Vampiro grilo-falante: a porta de entrada que ele quer arrombar é o seu ouvido. Pode falar durante horas, e enquanto mantém a atenção da vítima ocupada, suga sua energia vital. Para livrar-se invente uma desculpa, levante-se e vá embora.

9. Vampiro hipocondríaco: cada dia aparece com uma doença nova. É desse jeito que chama a atenção dos outros, despertando preocupação e cuidados. Enquanto descreve os pormenores de seus males e conta seus infindáveis sofrimentos, rouba a energia do ouvinte, que depois sente-se péssimo.

10. Vampiro encrenqueiro: para ele o mundo é um campo de batalha onde as coisas só são resolvidas na base do tapa. Quer que a vítima compre sua briga, provocando nela um estado raivoso, irado e agressivo. Esse é um dos métodos mais eficientes para desestabilizar a vítima e roubar-lhe a energia. Não dê campo para a agressividade, procure manter a calma e corte laços com este vampiro.
Bem , agora que você já conhece como agem os vampiros de energia, livre-se deles o mais rápido possível. Mas, não esqueça de verificar se você, sem querer é obvio, não faz parte dessa lista...

FRASES DE SABEDORIA


A MENTE SÃ NÃO TEME OS PROBLEMAS, POIS ENCONTRA SOLUÇÃO PARA ELES...

SE NÃO FOR PROBLEMA NÃO TEM SOLUÇÃO, POIS TODO PROBLEMA TEM SOLUÇÃO...

É INUTIL UM HOMEM TENTAR VESTIR SUAS ROUPAS DE CRIANÇA...
COMO É INÚTIL REMOER O PASSADO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE HOJE...

EM N/A VOCÊ NUNCA ESTÁ SOZINHO
O SEGREDO DE N/A ESTÁ NA PRÓXIMA REUNIÃO...

O SABER VEM DE FORA
A SABEDORIA VEM DE DENTRO

O QUE É IMPERFEIÇÃO???
Resposta: EU ERREI ONTEM, ERRO HOJE E SEI QUE VOU ERRAR AMANHÃ...

O QUE É PERFECCIONISMO: É QUANDO SOFREMOS COM O ERRO DOS OUTROS NÃO ACEITANDO ESTES ERROS, EXIGIR DO OUTRO NÃO ERRAR...

NÃO TEMOS DIFICULDADE COM O PROGRAMA DE N/A, MAS COM AS NOSSAS PRÓPRIAS RESISTÊNCIAS A MUDANÇA...

“DEUS NÃO ABRIU O CÉU PARA QUE ENTRASSEMOS MAS ABRIU AS PORTAS DO INFERNO PARA QUE SAÍSSEMOS...”

A CULPA SEMPRE NOS LEVA PARA O “PASSADO”...(É A TRISTEZA DE NÃO SER DEUS)

O MEDO NOS LEVA PARA O FUTURO...
O PRESENTE JÁ DIZ QUE É UM PRESENTE, QUE NOS LEVA PARA A PAZ...

OS 12 PASSOS É COMO SE FOSSE UMA ESCADA A GALGAR... DEGRAUS
AS DOZE TRADIÇÕES SÃO OS CORRIMÕES DESTA ESCADA PARA SEGURAR (A DIREÇÃO...)

PRECE E MEDITAÇÃO 11º PASSO - ORIENTAÇÃO NO AGIR(OUVINDO DEUS)

O IDEAL NÃO É REAL...

REUNIÃO É UM SANTO REMÉDIO



O QUE EU NÃO POSSO SOZINHO, EM GRUPO EU POSSO!

VÁ DEVAGAR , MAS VÁ!

"NÃO HÁ BEM QUE NÃO PASSE E NÃO HÁ MAL QUE PERMANEÇA..."

quinta-feira, 9 de junho de 2011

EGOÍSMO









Egoísmo e egocentrismo Um sujeito egoísta é aquele que acredita que o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele. Uma pessoa egoísta – e todos são em maior ou menor medida – sofrem porque as outras pessoas não correspondem à sua expectativa.

O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.

Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses.

A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender.

[editar] Natural ou adquirido?Há controvérsia se o egoísmo é uma característica natural humana ou se é um hábito adquirido, como um vício moral da pessoa.

A psicologia do desenvolvimento observa que a infância se caracteriza pela passagem de uma atitude naturalmente egocêntrica - em que a criança tem por referência seu organismo e suas necessidades - para uma atitude social e interativa. Deste modo, o egoísmo seria a recusa da pessoa em deixar essa fase infantil, uma luta por manter viva a fantasia do egocentrismo.

Naturalistas, como Richard Dawkins, postulam a base natural do egoísmo a partir da tendência dos replicadores do organismo se associarem apenas segundo o interesse de passar à próxima geração de organismos. É a hipótese do gene egoísta, ou seja, de que os mecanismos genéticos de reprodução agem com fins imediatos e egoístas. O altruísmo seria uma legitima construção da cultura humana.




fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

PERFECCIONISMO


É descrito que existem dois tipos de perfeccionsimo: o "normal" (quando a pessoa se esforça para fazer algo bem feito (segundo alguns, isso nem pode ser considerado perfeccionismo) e o NEURÓTICO (quando a pessoa tem um comportamento compulsivo excessivo de esforço, chegando níveis monumentais e inúmeras quantidades de repetições da mesma atividade).


FONTE: WIKIPÉDIA

DEIXANDO SEMPRE PARA AMANHÃ...


Procrastinação é o adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, ela se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica.


FONTE:http:wikipedia.org

quarta-feira, 8 de junho de 2011

12 PRINCÍPIOS DO AMOR EXIGENTE



ANTES QUE COISAS RUINS ACONTEÇAM


1º Princípio: Raízes Culturais
O problema dos pais e o problema dos filhos tem Raízes Culturais. O mundo muda rapidamente propagando a anti-cultura, o anti-herói ... É preciso refletir, questionar, antes de tomar qualquer posição. É preciso lembrar que princípios de integridade moral e ética são imutáveis. O respeito, a compreensão e o Amor devem nortear nosso relacionamento com o mundo.

2º Princípio: Os pais também são gente
Os pais são humanos e são apenas pais. Não são super-heróis nem se tornam perfeitos ao se tornarem pais. Devem assumir tranqüilamente suas limitações, suas fraquezas, conscientes de que em sua função de pais com sua experiência, vivência e amor por seus filhos, são insubstituíveis.

3º Princípio: Os recursos são limitados
Avalie e conheça seus próprios limites físicos, emocionais e econômicos. Aprenda a dizer não. Ensine o respeito aos próprios limites. O amor, a maturidade e a disposição dos pais vence a rebeldia dos filhos. Lembre-se, educar bem os filhos é tirar de dentro deles o melhor que têm a oferecer. É fazê-los entender deveres e responsabilidades, levando em conta que eles aprendem facilmente a obter direitos e vantagens.

4º Princípio: Pais e filhos não são iguais
Os pais precisam ser pais para que os filhos possam ser filhos. Pai é guia, orientador, legislador: deve conduzir o filho, criando regras, que sejam respeitadas e que vão prepará-lo para enfrentar o mundo. Não estamos pregando o autoritarismo. Falamos de autoridade de adultos coerentes, competentes, que querem o melhor para o desenvolvimento completo da personalidade do filho. Estamos tratando da disciplina ministrada por pais que dirigem o lar com firmeza e sabedoria, buscando proteger e orientar o filho, alicerçados em valores éticos e morais nos quais acreditam.

5º Princípio: Culpa
A culpa torna as pessoas indefesas, paralisa e impede toda forma de ação. Para resolver um problema, uma situação inaceitável é preciso libertar-se de qualquer tipo de emoção negativa. Fazendo sua parte do modo mais completo possível, consciente de ter cumprido o seu papel... E sem nenhum sentimento de culpa, auto-piedade ou raiva estar livre para agir e deixar os filhos sofrerem as conseqüências de seu próprio comportamento.

6º Princípio: Comportamento
O comportamento dos filhos afeta os pais e o comportamento dos pais afeta os filhos. Existem muitos instrumentos de destruição que são usados pelos pais: indignação expressa em voz estridente, as acusações irresponsáveis, repreensões, lágrimas, histeria, orgulho, ... todas armas mortíferas que matam o amor e o respeito, destruindo também, quem as utiliza. É preciso manter-se equilibrado, ser sóbrio para exigir sobriedade, e assim, como dono de sua casa, conduzir sua própria família no rumo certo.

7º Princípio: Tomada de Atitude
Na educação dos filhos, sabe-se o quanto é prejudicial tomar atitudes sem firmeza e perseverança. É dever dos pais agir prontamente ao tomar conhecimento do comportamento inadequado do filho. Corrigi-lo segundo a maior ou menor gravidade da situação; assumindo posições claras e bem definidas. Caminhe junto, acredite, fortaleça e anime seu filho, mas sobretudo, busque uma nova qualidade de vida.

8º Princípio: A Crise
Assumir posições, fechar questão, acarreta crise que, se bem administrada, gera a mudança necessária. É preciso ter coragem e disposição para mudar e ser capaz de amar seus filhos de modo a fazer o que precisa ser feito sem pena deles ou de si próprio. Pais: definam seu alvo, fixem prioridades, formulem um plano de ação e o executem. Administrem a crise sem medo, controlando cada regra, cada limite estabelecido, fazendo sua parte para solucionar o problema. Por causa disso, ou apesar disso, sejam felizes! Vivam e deixem seu filho viver experimentando as conseqüências do que faz.

9º Princípio: Grupo de Apoio
Sozinhos, sem compartilhar e trocar experiências, os pais se sentem perdidos e amedrontados. Entretanto, unidos e reunidos em grupos encontrarão novos caminhos. O grupo de apoio ajuda a refletir sobre as dificuldades e as limitações de cada um. Oferece diferentes alternativas, e encorajamento através do generoso relato da experiência de cada membro. Os participantes elevam-se além dos seus próprios problemas para ajudar o outro e, consequentemente, todos saem do grupo com novas esperanças.

10º Princípio: Cooperação
A essência da família repousa na cooperação. Poupar e impedir o filho dessa participação é erro freqüente nas famílias. A cooperação aumenta a auto-estima e a noção do dever. É da cooperação que nasce a afetividade entre os membros da família, e é o germem da cidadania. Os Pais devem despertar nos filhos a responsabilidade por cada pessoa de seu grupo familiar e social. Assim sendo, os filhos só terão direitos a reivindicar quando, com postura madura e séria, se tornam membros cooperadores do grupo familiar.

11º Princípio: Exigência e Disciplina
Aquilo que não se aprende em casa, a vida ensina a duras penas. Duras para os pais e para os filhos. Devemos ordenar e organizar com verdadeira disciplina o rumo que queremos dar à nossa vida e à vida da família, começando por pequenas coisas para chegar às grandes mudanças. Seu filho não pediu para nascer ... mas você também não pediu para que ele fosse como é; vocês foram colocados um na vida do outro e têm – cada qual a seu modo – direitos e deveres. Não tem, no entanto, o direito de se destruirem mutuamente. O Amor-Exigente não expulsa os filhos de casa. A proposta não é essa. A escolha é opção do próprio filho. Depois de ter tentado tudo para controlar o comportamento inadequado do filho, chegando ao limite máximo dos pais ou da família, ao não querer adequar-se, ele mesmo estará escolhendo deixar a casa e viver por sua própria conta e risco.

12º Princípio: O Amor
Este é o nosso princípio básico. E deve estar sempre intimamente ligado a todos os outros. No Amor-Exigente amar é um grande desafio. É uma decisão! Deixa de ser um sentimento para ser uma opção de vida: amar é ajudar o outro a ser a pessoa certa para ele mesmo e para o mundo onde for viver. É um amor aberto, traduzido em gestos e atitudes de querer o bem do outro. O verdadeiro amor tem compromisso com valores maiores do que a satisfação dos desejos.



FONTE http://www.apaex.com.br/amor7.htm

OS DEZ TRAÇOS DE UM CO-DEPENDENTE




01- O co-dependente é guiado por uma ou mais compulsões.
02- Um co-dependente é compelido e atormentado pelo jeito que as coisas eram na família disfuncional de origem.
03- A auto-estima (e muitas vezes a maturidade) do co-dependente é muito baixa.
04- O co-dependente tem certeza de que sua felicidade depende de outros.
05- Do mesmo modo, o co-dependente se sente extremamente responsável pelos outros.
06- O relacionamento do co-dependente com o cônjuge ou outra pessoa significativa é desfigurado pelo instável desequilíbrio entre dependência e independência.
07- O co-dependente é um mestre da negação e da repressão.
08- O co-dependente se preocupa com coisas que não pode mudar e é bem capaz de tentar mudá-las.
09- Além disso, a vida do co-dependente é pontuada por extremos.
10- Para finalizar, o co-dependente está sempre procurando por alguma coisa que falta em sua vida.


http://sites.google.com/site/adictolandia/os-10-tracos-de-um-co-dependente

ACONTECEU ONTEM NA CÂMARA DOS DEPUTADOS



7 de junho de 2011
“Três por cento dos adolescentes brasileiros preenchem critérios para a dependência de álcool”, destacou a psiquiatra Ana Cecília Roselli Marques, durante audiência pública da Comissão Especial sobre as Causas e Consequências do Consumo Abusivo de Bebida Alcoólica nesta terça-feira (7) na Câmara dos Deputados. O deputado Federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), relator e autor da Comissão Especial, participou do evento.Em sua explanação, Roselli Marques, pesquisadora da Unidade de Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), disse ser importante uma política de prevenção ao consumo de bebida alcoólica direcionada a crianças e adolescentes. Segundo a psiquiatra, eles são muito influenciados pela propaganda, suscetíveis a cultura dos brasileiros de dar bebida alcoólica para os filhos pequenos experimentarem e, também, podem carregar a hereditariedade da dependência ao álcool como fator agravante.

Na percepção da psiquiatra, o Brasil possui boas leis sobre bebidas alcoólicas, mas que precisam de fiscalização. “Temos que ter o ponto de checagem das leis. O bafômetro nas mãos dos agentes”, argumentou. Ainda segundo ela, taxar as bebidas pode segurar o bem estar dos cidadãos. “Aumentar preço economiza vidas.”

O coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori Kinoshita, avaliou que existem muitos pontos de venda no Brasil, inclusive nas estradas. “O principal é restringir o acesso”, ponderou.

Relatando sobre o tratamento dos doentes de alcoolismo, o médico e escritor Paulo de Abreu Leme disse que no Estado de São Paulo não há vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para a desintoxicação dos dependentes. De acordo com ele, a fase de limpeza do organismo precisa ser feita no “ambiente hospitalar” e não nos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD) como tem sido indicado pelo governo Federal.

Leme também considerou que um dos principais elos do tratamento dos dependentes são os Alcoólicos Anônimos (AA). “[É importante] dar ao AA uma qualidade melhor para desenvolverem o trabalho. Eles têm dificuldade para fazer suas reuniões”, destaca. Para ele, os Caps poderiam emprestar as sedes para as reuniões dos AA.

“Tivemos três importantes audiências públicas aqui na Comissão. Percebemos que o Estado não dá conta da demanda. Isso acontece em todas as cidades do país e o governo olha isso com desdém e não sugere boas perspectivas na luta contra o alcoolismo”, considera o relator Vanderlei Macris.

A Comissão Especial sobre as Causas e Consequências do Consumo Abusivo de Bebida Alcoólica debaterá, no próximo dia 14, na Câmara dos Deputados, o alcoolismo nas aldeias indígenas.

Fonte: Política de prevenção ao consumo
assessoriamacris | 07/06/2011 at 21:10 | Categories: Atuação Parlamentar | URL: http://wp.me/pyRsl-1CW

terça-feira, 7 de junho de 2011

ORAÇÃO DA SOBRIEDADE





Senhor, ADMITO minha dependência dos vícios e pecados, e que sozinho, não posso vencê-los.
Liberta-me!

Senhor, CONFIO em Ti, ouve o meu clamor.
Cura-me!

Senhor, ENTREGO minha vida, minhas dependências, em tuas mãos. Espero em Ti.
Aceita-me!

Senhor, ARREPENDIDO de tudo que fiz, quero voltar para a tua graça, para a casa do Pai.
Acolhe-me!

Senhor, CONFESSO meus pecados, e publicamente, peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos.
Absolve-me!

Senhor, RENASÇO no teu Espírito para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova.
Batiza-me!

Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus.
Restaura-me!

Senhor, PROFESSO que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a interceção de todos os santos.
Instrui-me na Tua Palavra!

Senhor, ORANDO e VIGIANDO para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos.
Dá-me a Tua Paz!

Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada.
Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus!

Senhor, FESTEJANDO os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho.

Amém.

"Piedade Redentora de Cristo, dai-nos a Sobriedade." (3x)


"Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus."

FONTE: CNBB - Coordenação Nacional da Pastoral da Sobriedade

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CO-DEPENDÊNCIA





Codependência

é a inabilidade de manter e nutrir relacionamentos saudáveis com os outros e consigo mesmo.
Nos relacionamentos co-dependentes
não existe a discussão direta dos problemas, expressão aberta dos sentimentos e pensamentos, comunicação honesta e franca, expectativas realistas, individualidade, confiança nos outros e em si mesmo.

FONTE: Site:Coda - Codependentes Anônimos

NEGAÇÃO - MECANISMO DE DEFESA


A negação talvez possa ser considerada o mecanismo de defesa mais ineficaz, pois se baseia em simplesmente negar os fatos acontecidos à base de mentiras que acabam se confundindo e na maioria das vezes contrariando uma à outra.
Um bom exemplo de negação é um garoto que, ao ser acusado de roubo (e realmente é culpado), diz: "Eu não tenho nada comigo! Eu achei no chão e o dono da loja me deu!".

12 SINTOMAS QUE ANTECEDEM A RECAÍDA EMOCIONAL


1) DESONESTIDADE: começa com mentiras nas pequenas coisas em casa. Depois vem com mentiras maiores como dar desculpas para não fazer o que deve ou para fazer o que não deve. Termina com desonestidade consigo mesmo: RECAÍDA. Principio de recuperação Honestidade.

2) IMPACIÊNCIA: exigir demais dos outros e de si. Quer tudo “pra já”. Traçar metas que não pode alcançar com esforço normal e no tempo normal. Concentrar-se só em problemas que ainda não estão completamente resolvidos. Vá com calma!

3) INTOLERÂNCIA: discutir e disputar pequenos e ridículos pontos de vistas, achando-se dono da verdade, tendo resposta para si e para os outros. Querer que todos mudássemos a maneira de vida só porque mudou a sua. Viva e deixe viver!

4) INDISCIPLINA: descuidar de horários e compromissos. Esquecer as orações, meditações, inventário moral diário. Lembre-se que nada de grandioso na vida se consegue sem sacrifícios. Não invente prioridades. Primeiro as primeiras coisas!

5) DEPRESSÃO: medos e desespero inexplicáveis e irracionais devem ter suas causas identificadas e combatidas, fale no grupo ou procure orientação médica. Olhe a vida também pelo lado positivo. Acredite em si, aposte em si!

6) FRUSTRAÇÃO: alimentar desencanto com pessoas e coisas que não estão sendo favoráveis. Lembre-se que nem tudo é exatamente como se quer. “Felicidade não é ter o que se quer, mas amar o que se tem”.

7) EUFORIA: achar que é impossível ficar melhor do que já esta... que o progresso, o sucesso é estupendo, que por isso “é bobagem se cuidar tanto”. A displicência sempre aparece quando tudo vai muito bem e é aí que ocorre, um grande numero de recaídas. Cultive a moderação, mantenha seu equilíbrio emocional!

8) EXAUSTÃO: discipline horários de trabalho e lazer. Não se canse demais, proteja a saúde. Se sentir bem, mais chance terá de pensar bem!

9) TROCA DE DEPENDÊNCIA: substituir o álcool ou droga por tranqüilizantes ou tóxico por álcool; é mera troca de dependência, é estar trapaceando consigo mesmo. É a maneira mais sutil para uma recaída. Cuidado com a auto-suficiência!

10) AUTOPIEDADE: julgar suas falhas de forma benevolente, justificando-se sempre. Lamentar-se “por que as coisas só acontecem comigo?” ou “ninguém dá valor no que faço”. Buscar desculpas no fato de ser dependente. Não sou melhor do que ninguém, não faça comparações com ninguém!

11) PRETENSÃO: “estou curado, não tenho mais medo de álcool ou outras drogas. Qualquer um pode recair menos eu”. “freqüentar lugares da ativa, para provar aos outros que não tem problemas”, faz perder totalmente as defesas. Vale o mesmo para quem já sabe tudo sobre alcoolismo ou drogadição. Lembre-se sempre nossa doença é incurável!

12) AUSÊNCIA AOS GRUPOS: todas as recaídas contam a historia do abandono ou pouca freqüência a grupo de apoio. A troca de experiências é vital para fortalecer a vontade, relembrar fracassos e evita-los. Não se deve sentir tédio no programa, porque a recaída custa caro demais. Pode ser sua vida! Discipline-se!

domingo, 5 de junho de 2011

AUTO ESTIMA


AUTO - ESTIMA
A verdadeira chave para a felicidade e para a plena realização de todo ser humano está na compreensão e na opinião que cada um tem de si mesmo. Mas, na maioria das vezes, o autoconhecimento é um caminho difícil de ser trilhado, ao qual as pessoas tendem a resistir o quanto puderem.

UM CAMINHO DE ESPERANÇA

O teu amor sem exigência me humilha... A tua exigência sem amor me revolta... O teu amor exigente me engrandece... Aquilo que somos é presente de DEUS PARA NÓS... AQUILO QUE NOS TORNAMOS É PRESENTE NOSSO PARA DEUS...

SETE LEMAS




1. FAZER PRIMEIRO AS COISAS PRIMEIRAS - Muitas vezes, são tantas as coisas que temos para fazer que não sabemos nem por onde começar. É bem possível que tentemos fazer tudo ao mesmo tempo, atabalhoadamente. Ficamos então atordoados e confusos, podendo mesmo deixar-nos envolver pelo desânimo e pela frustração. Contudo, se procurarmos ter calma e examinarmos cuidadosamente, veremos que, de acordo com as circunstâncias, haverá sempre uma coisa que deverá ser feita em primeiro lugar, num dado momento, seja pela importância de que se reveste ou pela urgência requerida. Essa é a coisa primeira. As demais, é claro, deverão aguardar a sua vez, segundo a ordem de importância ou de urgência em que devem ser realizadas.

2. DEVAGAR SE VAI AO LONGE - Precisamos tomar cuidado com a tendência neurótica de exigirmos resultados imediatos em tudo que fazemos. O apressamento poderá resultar em tensões e frustrações, e isso é precisamente o que devemos evitar.

3. VIVER E DEIXAR VIVER – A intromissão na vida dos outros, aos quais muitos de nós procuramos impor, embora às vezes de forma inconsciente, a maneira pela qual achamos que devam agir, é mais uma das manifestações da natureza egocêntrica e prepotente do neurótico. Esquecemo-nos facilmente de que nossos semelhantes também têm como nós, o direito de decidir sua própria vida. Igualmente nos esquecemos de que, por mais que queiramos, não conseguiremos modificar o modo de proceder de uma pessoa, a não ser que ela mesma o deseje e decida fazer...

4. VIVER NA GRAÇA DE DEUS - Afastados da graça de Deus, tornamo-nos presas fáceis do descontrole emocional. Sabemos por experiência própria, que nada podemos contra as emoções quando nos valemos apenas da nossa precária "força de vontade". Somente quando nos entregamos de verdade aos cuidados de um Poder Superior a nós mesmos, ou Deus como cada um de nós O concebe, é que começamos a sentir que podemos recuperar-nos.O que antes parecia impossível torna-se, então, perfeitamente realizável...

5. ESQUECER OS PREJUÍZOS - Este lema sugere que deixemos de ficar rememorando os prejuízos que possamos ter tido entre os quais, naturalmente estarão os que foram causados pela nossa neurose, pois esse é um procedimento doentio que por certo nos acarretará mais prejuízo ainda. Trazer de volta à memória os prejuízos é o mesmo que sofrê-los novamente...

6. RECOMENDAR-SE A DEUS INCONDICIONALMENTE - Se tivermos admitido nossa impotência perante as emoções e passado a crer num Poder Superior a nós mesmos, capaz de reconduzir-nos à sanidade (Primeiro e Segundo Passos), nada mais lógico do que nos entregarmos sem restrições a esse Poder Superior, ou Deus segundo a concepção de cada um, conforme é sugerido no Terceiro Passo.

7. SÓ POR HOJE - Este Lema sugere que, ao invés de tomarmos decisões para a vida toda, limitemo-nos a fazer propósitos por um dia apenas, justamente o dia que estamos sempre vivendo: o dia de hoje. O de ontem já vivemos quando ele era hoje, e o de amanhã, quando chegar, será hoje, novamente. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em ''pedacinhos mastigáveis'', o que irá tornar bem mais fácil nossa caminhada através do processo de recuperação.

VIVA BEM O SEU DIA





Carpe Diem”



“Carpe Diem” quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.

12 PASSOS





Os Doze Passos (para os Alcoólicos Anônimos) são:

Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.

Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.

Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.

Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.

Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.

Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.

Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses Passos, procuramos transmitir essa mensagem aos alcoólicos e praticar esses princípios em todas as nossas atividades.

DESLIGAMENTO EMOCIONAL


"Desligamento não significa deixar de amar.

Significa que não posso fazer pelo outro, aquilo que ele precisa fazer.

Desligamento não é cortar a comunicação.

É a admissão de que não posso controlar uma outra pessoa.

Desligamento não é a facilitação,mas deixar que haja aprendizado, através das

consequências naturais.

Desligamento é admitir impotência,

o que significa, que a solução não está mais nas minhas mãos.

Desligamento não é tentar mudar ou culpar o outro.

É fazer o melhor para mim mesmo.

Desligamento não é cuidar do outro, mas se importar com o outro.

Desligamento não é consertar, mas dar apoio.

Desligamento não é julgar, mas permitir que o outro seja um ser humano.

Desligamento não é ficar no meio, controlando os resultados,

mas deixar que os outros influam nos seus próprios destinos.

Desligamento não é ser protetor, é permitir que o outro encare a realidade.

Desligamento não é negar, mas aceitar.

Desligamento não é azucrinar, rejeitar ou discutir, porém, descobrir minhas

próprias limitações e corrigi-las.

Desligamento não é ajeitar tudo de acordo com os meus desejos,

mas viver cada dia que vier e cuidar de mim mesmo (a) nesse dia.

Desligamento não é me arrepender do passado, mas crescer e viver para o futuro.

Desligar-me é temer menos e amar mais."

Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE O GRANDE:


1, Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;

2, Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado como prata , ouro, e pedras preciosas ;

3, Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos e ele explicou:


1, Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;

2, Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

3, Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

Pense nisso....


É por isso que ele era chamado de ' O GRANDE'

sábado, 4 de junho de 2011

ORAÇÃO DA SERENIDADE





"O termo é definido de varias maneiras: a calma, o sossego, a paz, e tranqüilidade, a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, o sangue frio e o domínio de si mesmo.

Contudo, do ponto de vista prático, talvez a melhor definição seria "a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos".A Oração da Serenidade fala em "aceitar as coisas que não podemos modificar".

A ACEITAÇÃO não deve ser confundida com a concordância.

Nem sempre concordamos, ou gostamos, com o modo como as coisas acontecem ou são conduzidas a nossa volta, temos este direito. Temos o direito de escolher nossos gostos e opiniões, como todas as pessoas o teem; mas temos obrigação de respeitar quem é, sente e pensa diferente de nós outros e vice-versa.

Em muitos momentos é possível que seja verdade que estejamos coerentes e certos em nossas posições, mas muitas vezes isto contribui pouco ou quase em nada para mudar a realidade a nossa volta.

O quê fazer então?

Entregar-se a sentimentos oriundos da contrariededade, como a raiva, a revolta e sentimentos de revanchismo?

Nós entendemos que é nesse momento que devemos lançar mão da ORAÇÃO da SERENIDADE.

Talvez possamos dizer que o resultado da prática da ORAÇÃO da SERENIDADE seja o DESLIGAMENTO EMOCIONAL dos fatos, coisas e pessoas que não podemos modificar.

Mas é preciso compreender que ACEITAÇÃO não é indiferença.

A indiferença deixa de distinguir entre as coisas que podem e as que não podem ser mudadas.

A indiferença paralisa a INICIATIVA para que modifiquemos as coisas que podemos.

A aceitação libera a iniciativa, aliviando-a das "cargas impossíveis", transferindo o foco da ação para o "possível".

A ACEITAÇÃO é um ato do LIVRE ARBÍTRIO, mas, para ser eficaz, requer a CORAGEM moral de se persistir apesar do problema imutável.

A aceitação liberta o aceitante, rompendo-lhe as cadeias da autopiedade.

Uma vez que aceitamos o que não pode ser modificado, ficamos livres emocionalmente e psicologicamente para nos empenhar em novas atividades..

Foi dito que uma mente imatura procura um mundo idealístico.

Queiramos ou não, precisamos encarar o mundo da realidade e aceitar a vida tal qual ela é, com todas as suas crueldades e inconsistências.

Talvez, em última análise, o inicio da SABEDORIA esteja na simples admissão de que as coisas nem sempre são como queríamos que fossem.

E que nós mesmos somos imperfeitos e não tão bondosos e trabalhadores quanto gostaríamos de ser."


Reinhold Niebuhr

A CASA ESPERANÇA E VIDA



Casa Esperança e Vida De Nossa Senhora de Fátima


Lidar com vícios é algo extremamente difícil. Vencê-los é mais difícil ainda. Pessoas que passam por esse tipo de situação sofrem inúmeros preconceitos, perdas, decepções. Em muitos casos a família e os amigos deixam de acreditar que isso pode ser revertido.
Diante disso, vencer o vício se torna, aos olhos de alguns, uma missão impossível. Mas, será mesmo que não existe solução para esse tipo de problema?
O apoio da família e dos amigos é imprescindível. Porém, em muitos casos, não é o suficiente. Por isso, existem inúmeras instituições que tem como objetivo auxiliar os dependentes a se livrar de seus vícios.
O primeiro passo é querer. Não se pode obrigar ninguém a se livrar de algo que às vezes nem eles próprios acreditam estar dominados. A partir daí, tudo se torna mais fácil.
Para isso existe a Casa Esperança e Vida

Entidade criada em 15/07/1998, com o propósito de ajudar dependentes químicos (em álcool e outras drogas)., oferecendo aos filhos de Deus que se tornaram escravos desse vício, um tratamento especial e dedicado. Sendo nas áreas:
- Espiritual
- Psicológico
- Físico

É uma associação que existe para valorizar as pessoas que optam pela vida, auxiliando e incentivando a busca permanente da sobriedade, da dignidade humana e por uma vida sem drogas.
Dar oportunidade aqueles que optam pela vida, despertando valores universais e essenciais para o crescimento e desenvolvimento humano. Valorizando o ser e reeducando o seu viver para uma nova vida.

Ao invés de dar as costas para pessoas que tanto precisam, devemos estender-lhes as mão e dar todo apoio necessário, pois é fato que quando estas estão passando por momentos de total dominação pela química, entram em uma situação de desespero, descrença, solidão, desesperança. E pode se tornar uma realidade fatal
Não se pode desistir dessas pessoas, pois é um problema que infelizmente pode afetar a vida de qualquer um. O vício os torna fracos e incapazes de lutar sozinhos. É necessário ajuda para que assim se possa reconquistar o direito à vida em sociedade, podendo desfrutar de tudo aquilo que lhe foi concedido, e ser um exemplo de vida para todos, principalmente para aqueles que tiveram esperança e fé na reconquista da vida!

O QUE É SERENIDADE


O que é Serenidade?
O termo é definido de varias maneiras: a calma, o sossego, a paz, e tranqüilidade, a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, o sangue frio e o domínio de si mesmo.
Contudo, do ponto de vista prático, talvez a melhor definição seria “a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos".
A Oração da Serenidade fala em “aceitar as coisas que não podemos modificar”. A ACEITAÇÃO não deve ser confundida com a concordância.
Nem sempre concordamos, ou gostamos com o modo como as coisas acontecem ou são conduzidas a nossa volta, temos este direito. Temos o direito de escolher nossos gostos e opiniões, como todas as pessoas o tem; mas temos obrigação de respeitar quem é, sente e pensa diferente de nós outros e vice-versa.
Em muitos momentos é possível que seja verdade que estejamos coerentes e certos em nossas posições, mas muitas vezes isto contribui pouco ou quase em nada para mudar a realidade a nossa volta.
O quê fazer então?
Entregar-se a sentimentos oriundos da contrariedade, como a raiva, a revolta e sentimentos de revanchismo?
Nós entendemos que é nesse momento que devemos lançar mão da O R A Ç Ã O d a S E R E N I D A D E.
Talvez possamos dizer que o resultado da prática da ORAÇÃO da SERENIDADE seja o DESLIGAMENTO EMOCIONAL dos fatos, coisas e pessoas que não podemos modificar.
Mas é preciso compreender que ACEITAÇÃO não é indiferença.
A indiferença deixa de distinguir entre as coisas que podem e as que não podem ser mudadas. A indiferença paralisa a INICIATIVA para que modifiquemos as coisas que podemos.
A aceitação libera a iniciativa, aliviando-a das "cargas impossíveis", transferindo o foco da ação para o "possível".
A ACEITAÇÃO é um ATO do LIVRE ARBÍTRIO, mas, para ser eficaz, requer a CORAGEM moral de se persistir apesar do problema imutável.
A aceitação liberta o aceitante, rompendo-lhe as cadeias da autopiedade.
Uma vez que aceitamos o que não pode ser modificado, ficamos livres emocionalmente e psicologicamente para nos empenhar em novas atividades.
Foi dito que uma mente imatura procura um mundo ideal.
Queiramos ou não, precisamos encarar o mundo da realidade e aceitar a vida tal qual ela é, com todas as suas crueldades e inconsistências.
Talvez, em última análise, o inicio da SABEDORIA esteja na simples admissão de que as coisas nem sempre são como queríamos que fossem.
E que nós mesmos somos imperfeitos e não tão bondosos e trabalhadores quanto gostaríamos de ser.

RECUPERAÇÃO





RECUPERAÇÃO

"Estou aqui porque, finalmente, não há mais como me refugiar de mim mesmo. Pedido de ajuda

Até que não me confronte nos olhos e no coração de outros, estarei fugindo. Identificação com seus pares

Até que sofra o partilhar dos meus segredos, não me libertarei deles. Partilha.

Temeroso de ser conhecido, não poderei me conhecer, nem aos outros... E estarei só!
Necessidade de autoconhecimento.

Onde, senão em meu companheiro, poderei encontrar este espelho. Confronto com seus pares.

Aqui, juntos, posso finalmente conhecer-me por inteiro, não como gigante, que sonho ser nem tampouco como anão dos meus temores, mas como alguém, parte de um todo, compartilhando seus propósitos. Aceitação da realidade.


Neste solo poderei criar raízes e crescer, não mais isolado como na morte, mas vivo – para mim e para os outros. Mudança de estilo de vida."

JORNALISTA Richard Beauvais