ESCOLA DE ESPORTES

ESCOLA DE ESPORTES
CASA ESPERANÇA E VIDA

segunda-feira, 6 de junho de 2011

12 SINTOMAS QUE ANTECEDEM A RECAÍDA EMOCIONAL


1) DESONESTIDADE: começa com mentiras nas pequenas coisas em casa. Depois vem com mentiras maiores como dar desculpas para não fazer o que deve ou para fazer o que não deve. Termina com desonestidade consigo mesmo: RECAÍDA. Principio de recuperação Honestidade.

2) IMPACIÊNCIA: exigir demais dos outros e de si. Quer tudo “pra já”. Traçar metas que não pode alcançar com esforço normal e no tempo normal. Concentrar-se só em problemas que ainda não estão completamente resolvidos. Vá com calma!

3) INTOLERÂNCIA: discutir e disputar pequenos e ridículos pontos de vistas, achando-se dono da verdade, tendo resposta para si e para os outros. Querer que todos mudássemos a maneira de vida só porque mudou a sua. Viva e deixe viver!

4) INDISCIPLINA: descuidar de horários e compromissos. Esquecer as orações, meditações, inventário moral diário. Lembre-se que nada de grandioso na vida se consegue sem sacrifícios. Não invente prioridades. Primeiro as primeiras coisas!

5) DEPRESSÃO: medos e desespero inexplicáveis e irracionais devem ter suas causas identificadas e combatidas, fale no grupo ou procure orientação médica. Olhe a vida também pelo lado positivo. Acredite em si, aposte em si!

6) FRUSTRAÇÃO: alimentar desencanto com pessoas e coisas que não estão sendo favoráveis. Lembre-se que nem tudo é exatamente como se quer. “Felicidade não é ter o que se quer, mas amar o que se tem”.

7) EUFORIA: achar que é impossível ficar melhor do que já esta... que o progresso, o sucesso é estupendo, que por isso “é bobagem se cuidar tanto”. A displicência sempre aparece quando tudo vai muito bem e é aí que ocorre, um grande numero de recaídas. Cultive a moderação, mantenha seu equilíbrio emocional!

8) EXAUSTÃO: discipline horários de trabalho e lazer. Não se canse demais, proteja a saúde. Se sentir bem, mais chance terá de pensar bem!

9) TROCA DE DEPENDÊNCIA: substituir o álcool ou droga por tranqüilizantes ou tóxico por álcool; é mera troca de dependência, é estar trapaceando consigo mesmo. É a maneira mais sutil para uma recaída. Cuidado com a auto-suficiência!

10) AUTOPIEDADE: julgar suas falhas de forma benevolente, justificando-se sempre. Lamentar-se “por que as coisas só acontecem comigo?” ou “ninguém dá valor no que faço”. Buscar desculpas no fato de ser dependente. Não sou melhor do que ninguém, não faça comparações com ninguém!

11) PRETENSÃO: “estou curado, não tenho mais medo de álcool ou outras drogas. Qualquer um pode recair menos eu”. “freqüentar lugares da ativa, para provar aos outros que não tem problemas”, faz perder totalmente as defesas. Vale o mesmo para quem já sabe tudo sobre alcoolismo ou drogadição. Lembre-se sempre nossa doença é incurável!

12) AUSÊNCIA AOS GRUPOS: todas as recaídas contam a historia do abandono ou pouca freqüência a grupo de apoio. A troca de experiências é vital para fortalecer a vontade, relembrar fracassos e evita-los. Não se deve sentir tédio no programa, porque a recaída custa caro demais. Pode ser sua vida! Discipline-se!

Nenhum comentário: